Segundo dados do Sistema de alertas de detecção de mudanças do Programa Brasil M.A.I.S em 2023 foram registrados 286 hectares desmatados, o que representa uma queda de 64% se comparado a 2022 no mesmo período, no qual foram detectados 792 hectares.
Entendendo a relevância da proteção desta área, no ano de 2022 deu-se início na APA da Esperança uma intensificação da fiscalização do desmate ilegal que se valeu do uso da tecnologia do Programa Brasil M.A.I.S para detecção automática de desmatamentos. Isto permitiu o direcionamento do Policiamento Ambiental em desmatamentos com áreas maiores, independentemente da existência de denúncias. A tecnologia que conta com a presença de mais de 180 satélites permite que qualquer desmatamento gere um alerta no sistema, e em 24h já é possível que haja a presença policial para impedir que o desmatamento avance.
Como resultado todas as áreas com desmate acima de 10 hectares foram autuadas e embargadas e os infratores serão obrigados a recuperar as áreas que foram danificadas. Foram autuados uma área de 277 hectares e os valores de Auto de infrações aplicados pela Policia Ambiental desde o início dos esforços somam R$ 7.389.500,00 (sete milhões trezentos e oitenta e nove mil e quinhentos reais)
Para 2024 o objetivo é zerar os desmates ilegais na APA com a repressão imediata de todos os novos desmates, além da continuação da autuação e embargo dos desmates mais graves cometidos em anos anteriores.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
"Nós fazemos a diferença."
Campanha Natal Mágico da Cidade FM:
Comments